quinta-feira, 5 de março de 2009

3125 - Políticas Públicas e Gestão Educacional: processos escolares e não escolares - 3125

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO


PROGRAMA DE DISCIPLINA


Disciplina: Políticas Públicas e Gestão Educacional: processos escolares e não escolares
Carga Horária: 34 h/a.
Ano Letivo: 2008
Curso: PEDAGOGIA
Código: 3125

1. EMENTA

Formação do pedagogo, mercado de trabalho e a gestão das políticas públicas nos processos escolares e não escolares. (Resolução nº 170/05 – CEP)

2. OBJETIVOS
Ampliar o conhecimento sobre políticas públicas educacionais, nacionais e internacionais, identificando o campo de atuação do pedagogo.

3. PROGRAMA

Políticas nacionais e internacionais: os campos de atuação do pedagogo.
Processos escolares e não escolares: a gestão das políticas públicas.

4. BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Guy. Modelo de articulação informativa das atividades das universidades no Mercosul. MCT/OEA-1998. (Cooperação em C e T no Mercosul).

Campanha Nacional contra a ALCA (org). Soberania sim, Alca não. São Paulo: Expressão Popular,2002.

CHACON, Vamireh. O Mercosul: A integração econômica da América Latina. São Paulo: Scipione, 1996.

DIEESE- Internacional. Boletim 208, setembro de 1998.

PASSOS, Edésio. Mercosul: integração latino-americana e os trabalhadores. Cadernos Parlamentares: Câmara dos Deputados. Brasília-DF, 1993.

Mercosul integrado pela água-agência FAPESP.

Rede Cluster de educação ambiental. Jornal eletrônico da Associação Guardiã da Água.
Sites:
http://www.agua.bio.br/
www.dieese.org.br/bol/int/intset98 xml
www.consciencia.net/2004/mes/05/alca-edu html

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