quinta-feira, 5 de março de 2009

3054 - Políticas Públicas e Gestão da Educação

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE DISCIPLINA

Disciplina: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Código: 3054
Carga Horária: 136
Ano Letivo: 2006
Curso: Pedagogia – Habilitação em Gestão Educacional

1. EMENTA
Políticas e Gestão dos processos educativos.(Resolução nº 159/2005 – CEP)

2. OBJETIVOS
Explorar as políticas públicas, a gestão e a diversidade como processo educativo.

3. PROGRAMA
A dimensão pedagógica na formação de gestores da educação:
Desenvolvimento Humano: a dimensão do direito a educação.
Meio-ambiente , saúde e formação de educadores.
Educação e Diversidade: os diferentes espaços de atuação do educador.

4. BIBLIOGRAFIA

ALVES, Mazzoti e Alda Judith. Representações dos educadores sociais sobre meninas de rua. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília: Volume 77, nº 187, p. 497 – 524, setembro a dezembro, 1.996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1.998. São Paulo. Saraiva, 2.002.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2.004.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para educação básica no campo. Resolução CNE/CEB nº 1, de 03 de abril de 2.002.

______. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8.089/1.990. Normativas Internacionais. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Brasília: CONANDA, 2.002.

______. Estatuto do Idoso, Lei Federal 10.741/2.003. Câmara dos Deputados. Brasília, 2.003.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei Federal 9.394/1.996. Rio de Janeiro: DP&A., 2.003.

______. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação, Lei Federal 10.172/2.001. Brasília: Inep, 2.001.

BRASÍLIA. Seminário sobre a Saúde para Todos: um desafio para o Brasil no final do século: . Brasilia, 14 a 16 e junho de 1.994.

BUARQUE, Cristovam. A grande abolição: um manifesto-proposta para a erradicação da pobreza no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1.999.

CARVALHO, Ieda Marques de. Professor Indígena: um educador do índio ou um índio educador. Campo Grande: UCDB, 1.998.

D’ANGELIS, Wilmar e Juracilda Veiga (Orgs). Leitura e escrita em escolas indígenas: encontro de educação indígena no 10º COLE. Campinas: ALB: Mercado de Letras, 1.997.

GUARIM, Vera Lúcia M. S.. Barranco Alto: uma experiência em educação ambiental. Cuiabá: UFMT, 2.002.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado da Educação. Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso. Urucum, Jenipapo e Giz: a educação escolar indígena em debate. Cuiabá: Entelinhas, 1.997.

NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães (Org.). Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel: Edunioeste, 2.001.

POCHMANN, Márcio e Ricardo Amorim (Orgs). Atlas da exclusão social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2.003.

ROSSATO, Geovanio Edervaldo. Meninos de Rua: Representações e Políticas. Maringá: Massoni, 2.003.

SANTOS, Cláudio José. Universidade Aberta para a 3º idade: um caminho de vida. Santos: Leopoldianvm, 1.997.

SERRA, José. Orçamento no Brasil. São Paulo: Atual, 1.994.

SILVESTRE, Eliana e Custódio, Sueli Sampaio Damim (Coordenadora). Os direitos infato-juvenis: aspectos políticos e jurídicos para a sua concretização. Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2.004.

SYDOW, Evanize e Maria Luiza Mendonça (Orgs). DIREITOS HUMANOS NO BRASIL 2.003. Relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos em colaboração com a Global Exchange. São Paulo: Global Exchange, 2.003.

TAVEIRA, José Carlos e Regina Stela Andreoli de Almeida. O morador de rua de Campo Grande: condições de vida. Campo Grande: UCDB, 2.002.

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