quinta-feira, 5 de março de 2009

2842 - PEDAGOGIA: Políticas Públicas e gestão Educacional II

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, CIÊNCIAS SOCIAIS E ARTES.
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE DISCIPLINA


Disciplina: Políticas Públicas e gestão Educacional II
Código: 2842
Carga Horária: 136 h/a.
Ano Letivo: 2007
Curso: PEDAGOGIA

1. EMENTA
Políticas educacionais no Brasil com ênfase na gestão pública nos aspectos pedagógicos e legais, considerando a conjuntura nacional e internacional a partir do século XX.

2. OBJETIVOS
Subsidiar a formação docente com conhecimento teórico-prático referente às políticas públicas educacionais. Analisar os aspectos pedagógicos, sócio-políticos, históricos, legais e organizacionais no contexto das transformações sociais contemporâneas.

3. PROGRAMA
Políticas Públicas Educacionais e gestão no Brasil:
1.2. Organização do Ensino no Brasil: aspectos legais e organizacionais
1.3. As reformas educacionais e os Planos de Educação: diretrizes nacionais
1.4. Avanços e impasses das políticas públicas para educação: financiamento da educação escolar e gestão dos recursos públicos.

Tendências e Políticas Educacionais da Educação na Atualidade:
2.1. Desenvolvimento de Programas e ações educativas em diferentes modalidades
2.3. Projetos pedagógicos e trabalho educativo: a ação docente
2.4. Princípios e características da gestão escolar
Formação docente e mercado de trabalho: ALCA e Mercosul
3.1. Diretrizes nacionais para a formação docente e as políticas internacionais

Obs: O professor da disciplina poderá dedicar até 1/3 da carga horária total, distribuídas no decorrer do ano letivo, em atividades práticas correspondentes ao programa da disciplina.


4. BIBLIOGRAFIA

ARAPIRACA, José Oliveira. A USAID e a educação brasileira: um estudo a partir de uma abordagem crítica da teoria do capital humano. São Paulo: Autores Associados/ Cortez, 1992.
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BRASIL-MEC. Lei n. 5692/71 _ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1971.
BRASIL-MEC. Lei n.º 9424/96 – Fundo de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e de valorização do magistério.
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BRASIL-MEC. Lei n. 5540/68
BRASIL-MEC. Lei n. 7044/82
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BRASIL-MEC. Sistema Integrado: supervisão escolar, orientação educacional. 3ª ed., Brasília, 1980.
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BRASIL. Emenda Constitucional n.º 14/96.
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___________ . A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1998
TOMMASI, WARDE, e HADDAD (orgs.). O Banco mundial e as Políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1998.
Consulta a periódicos, revistas especializadas e leis complementares.
WWW.capes.gos.br/legislação/index.html ;
http://WWW.inep.gov.br/informativo/defonet.htm ;
Ciber@inep.gov.br
Tratados Internacionais:
Mercosul Internacional:
Revista do advogado:
www.scielo.br



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