segunda-feira, 9 de março de 2009

3169 - POLITICAS E GESTAO EDUCACIONAL: DOCENCIA E DIVERSIDADE CULTURAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁPRÓ-REITORIA DE ENSINO
PROGRAMA DE DISCIPLINA

Curso: PEDAGOGIA
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Centro:CCH
Área: Políticas Públicas e Gestão Educacional

COMPONENTE CURRICULAR

Nome: POLITICAS E GESTAO EDUCACIONAL: DOCENCIA E DIVERSIDADE CULTURAL
Código: 3169
Carga Horária: 68
Periodicidade: SEMESTRAL
Ano de Implantação: 2009
1. EMENTA

Políticas públicas e gestão da educação: docência e pesquisa na diversidade cultural.
(Res. 170/05-CEP)

2. OBJETIVOS


Desenvolver estudos sobre políticas e gestão públicas que explicitem a diversidade
cultural, administrativa e pedagógica nos diferentes espaços educativos. (Res. 170/05-CEP)

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O novo cenário mundial
1.1. Globalização
1.2. Reestruturação produtiva
1.3 (Re) configuração das relações sociais: individualização crescente,
fragmentação e diversificação das relações e experiências sociais, pluralidade
de estilos de vida, multiplicação de identidades pessoais, etc;
1.4. Novos movimentos sociais;
1.5. A redefinição do papel do Estado.

Os documentos internacionais:orientações políticas.

3. Processos educacionais em uma perspectiva intercultural: diretrizes
nacionais
3.1. Educação Indígena;
3.2. Educação do Campo;
3.3. Educação Étnico-Racial;
3.4. Educação Ambiental;
3.5. Educação, Gênero e Sexualidade;

4. REFERÊNCIAS
4.1- Básicas (Disponibilizadas na Biblioteca ou aquisições recomendadas)

ANTUNES, Ricardo, ALVES, Giovani. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Rev. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n° 87, p. 335-351, maio/ago, 2004.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História da Cultura Afro-Brasileira
e Africana. Brasília, MEC/Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2004.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica no Campo. Resolução CNE/CEB, nº 1/2000, de 3 de junho de 2000.

BRASIL. Lei n. 6.001. Dispõe sobre o Estatuto do Índio. Diário Oficial da União. Brasília, p. 13.177, seção I, 21 de dezembro de 1973.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para a política nacional de educação escolar indígena. Em Aberto. Brasília, vol. 14, n. 63, p. 175-187, jul./dez. 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília, MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.172/01 - Plano Nacional de Educação. Brasília, MEC, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação como um exercício de diversidade. Brasília/DF, MEC, UNESCO, ANPEd, 2005.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, Secretaria Especial de Direitos
Humanos, Ministério da Educação, 2003.

BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, Brasília, 1995.

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Autonomia da gestão escolar: democratização e privatização, duas faces de uma mesma moeda. 2005. 235f. Tese (Doutorado)- Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2005.

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de e NOMA, Amélia Kimico. Novas Práticas Educativas nos Anos de 1990: Novos Modelos de Administração Pública e de Gestão da Educação Brasileira. In: RODRIGUES, Elaine e ROSI, Sheila Maria (Org.). “Infância e Práticas Educativas”, EDUEM, 2007, p. 221-233.

CNUMAD – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. O Brasil e o desenvolvimento sustentável: a questão indígena. Subsídios Técnicos para elaboração do Relatório Nacional do Brasil para a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Brasília, 1992.

CUÉLLAR, Javier Pérez (Org.). Nossa diversidade criadora. Campinas, SP: Papirus; Brasília, DF: Unesco, 1997.

DELORS, Jaques. Educação: um tesouro a descobrir. 6ª ed., São Paulo, Cortez, Brasília, MEC:UNESCO, 2001.

FAUSTINO, Rosangêla Célia. Políticas Educacionais nos anos de 1990: o multiculturalismo e a interculturalidade na educação escolar indígena.
Florianópolis, SC, Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Departamento do Ensino Fundamental. Cadernos Temáticos: Educação no Campo. Curitiba, SEED, 2005.

UNESCO. Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. Disponível em: www.cdi.gob.mx/transparencia/declara-diversidad.pdf. Acesso
em 23 de agosto de 2003.



4.2- Complementares

Obs.: O professor (a) da disciplina poderá dedicar até 1/3 da carga horária total, distribuída ao longo do ano letivo/semestre em atividades práticas, correspondentes ao programa da disciplina.



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